E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010



Nem sempre o sofrimento é opcional, mas o seu prolongamento sim. Há pessoas que sofrem uma vida inteira por um acontecimento pontual, de um momento apenas. Pessoas que se prendem ao que foi e sofrem por isso. 

Acho que sou um pouco assim. Escolho sofrer. Não que eu goste de sofrer, pelo amor de Deus, não me entendam mal. Mas deixo o sofrimento se prolongar indefinidamente, por vezes muito mais do que o momento da dor. É preciso dar um basta. O ser humano se apega ao sofrimento porque isso, de alguma forma, torna o passado presente, e traz consolo.

Um consolo falso, a bem da verdade. Já experimentei muitas e muitas vezes desse tipo de consolo, e é tão absurdo que eu fico me perguntando: afinal, porque não me livrei disso antes? Porque fui burra ao ponto de me prender a esse sofrimento? Mas, pôxa, não consigo me livrar das cadeias que eu própria criei.

O sofrimento prolongado pode e via de regra traz consigo um sentimento de culpa, uma mágoa, uma questão mal resolvida, com alguém ou com você mesmo. No meu caso, muitos sofrimentos que eu prolonguei desde a infância resultaram em marcas profundas, mágoas com pessoas importantes pra mim, que eu tornei meus inimigos por causa de todo o rancor que arrastei durante tanto tempo. 

Não, o sofrimento nunca faz bem, não, nem pra quem sofre, nem pra quem está apenas de espectador. Mas a dor sim, a dor ensina, o sofrimento do momento, que te faz crescer. Não o sofrimento prolongado por toda a vida, que traz dureza de coração e de alma. Que traz uma depressão tão profunda que cria raízes difíceis de arrancar, tamanho o seu entranhamento no ser. 

O que traz benefícios é a capacidade que temos de enxergar algo positivo além do sofrimento momentâneo. "Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. - Salmo 30.5".  E "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. - Lamentações 3. 22 e 23. 

Por isso, eu decidi que não devo mais prolongar sofrimentos, e sim aprender com eles no momento apropriado. Crescer. Desenvolver. Pois a dor é inevitável, mas o sofrimento (prolongado) é opcional.

 









Nenhum comentário: