E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

sábado, 28 de julho de 2012

“Qual o papel do jornal impresso nos dias de hoje”


Muitas são as opiniões e as posições sobre o papel do jornalismo impresso na atualidade, divergentes ou não entre si. Jornalistas profissionais, especialistas no manuseio dos vários meios existentes, pessoas de influência na sociedade, formadores de opinião ou pessoas “comuns”, blogueiros que muito sabem sobre o assunto, muito leem e muito observam, apontam sua forma de pensar e porque pensam assim.
Lendo muitos artigos, em sua maioria de cunho jornalístico, de opinião, eu mesma formulei uma visão particular. Obviamente, já tinha algo pré-definido, contudo essa pré-definição se tornou mais sólida quando sustentada por fortes argumentos. Apresentarei aqui alguns deles, e também exporei o que eu pude concluir.
Passeando pelo Observatório da Imprensa, a Folha Online e diversos outros sites “de peso”, me deparei com vários textos que tratam do futuro da mídia impressa e do seu papel nos dias de hoje. Textos esse que remontam, por vezes, há quase dez anos, como é o caso de O futuro do jornalismo impresso, de 25 de janeiro de 2003. Outros são mais atuais, como A questão é a qualidade, não o suporte, de 17 de dezembro de 2011.
No geral, a posição mais comum em todos esses artigos (e vídeos) pesquisados é de que a mídia impressa não morrerá, ela será reinventada (e na verdade, já está sendo). Mídia impressa e mídia digital não são concorrentes entre si, competidoras de um mesmo público alvo, mas são coexistentes em uma mesma realidade. Para o jornalista do impresso A Tribuna, Fábio Machado, “o jornal deverá ampliar e reinventar seu formato e conceito para se adaptar ao novo cenário e mudar o quadro”.
Contudo, há pessoas que são contrárias, como Rupert Murdoch, o empresário milionário, dono da News Corporation e que disse que o jornal como conhecemos hoje está com seus dias contados. Philip Meyer, professor emérito de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte e autor do livro “Os Jornais Podem Desaparecer?”, publicado no Brasil pela Editora Contexto, afirma que, se as impressões dos jornais continuarem a cair ano após ano, o último jornal impresso sairá em 2040. Confrontamo-nos também com a afirmação de Luciano Suassuna, diretor de Jornalismo do portal IG, que diz que o impresso já não tem mais razão de existir, a não ser para suprir desejos excêntricos de leitores.
Há também aqueles, como o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) Luiz de Alencar Lara, que não acreditam no fim do impresso. Ele afirma categoricamente que o jornal estará presente no futuro. O jornalista Marcelo Soares, de O Povo Online, diz em seu artigo A questão é a qualidade, não o suporte: “Dificilmente os impressos desaparecerão de vez. Até porque soa muito falso escrever dedicatória em livro eletrônico para presentear os amigos”.
Também há de se levar em conta o considerável abismo econômico entre o Brasil (país em desenvolvimento) e os países desenvolvidos. Citando novamente Fábio Machado, temos: “Aqui, a leitura online ainda não se tornou um hábito porque a internet ainda é um privilégio, e mesmo as iniciativas de inclusão digital são mais recreativas do que educacionais”.
O Instituto Vox Populi, com pesquisa abrangendo mais de 2.000 pessoas em 2009, chegou à conclusão de que, em termos de credibilidade, o impresso está atrás do rádio, da internet e de televisão. Porém, em outra pesquisa, realizada pela PricewaterhouseCoopers juntamente com a Associação Mundial de Jornais, concluiu que o jornal impresso ainda é a principal fonte de informação para diversos leitores espalhados por todo o globo.
Agora, depois de alguns pontos de vista aqui expostos, posso finalmente falar sobre meu pensamento a respeito. Não acredito que o papel vai desaparecer, mas também não sou uma “futura jornalista” presa ao tradicionalismo e à arrogância de achar, como posto em Arrogância do jornalismo tradicional, artigo da portuguesa Sara Rodrigues, que os jornais têm um direito quase divino de sobreviver. Posso dizer que concordo com os dizeres do jornalista e escritor Zuenir Ventura, no vídeo disponível no YouTube Fim Jornal Impresso, quando ele afirma que não acredita que o jornal acabará, mas é essencial que ele se atualize e aperfeiçoe. Afinal, nenhuma mídia, durante a história da humanidade, se perdeu, como foi dito que aconteceria com o teatro, quando surgiu o cinema, ou com o rádio, quando houve o advento da televisão. Esses meios somente se adaptaram, se reformularam, se reinventaram. Na era digital, com as informações tão mais fáceis e as notícias tão mais rápidas de serem alcançadas, o impresso precisa se redescobrir. Pode ser que, com os jornais, aconteça o mesmo que com a música. O vinil “morreu” e hoje, na era dos MP3, podemos encontrá-los por aí sendo vendidos por um preço muito mais alto que os CD’s, pois a qualidade do som é muito mais elevada.  
Talvez, a opção mais segura e acertada seja que o papel passe a ser, como coloca Marcelo Soares, “um suporte para produtos de qualidade, deixando o material do dia a dia, consumível rapidamente, apenas na Web”. Ou seja, as notícias rápidas que foram dadas com urgência pela internet na véspera, devem ser aprofundadas, estudadas, reflexivas no jornal impresso do dia seguinte.  É assim que eu acredito. Dessa forma, o impresso continuará por vários anos, com força total.
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Bibliografia

- vídeos:
DebateMTV  - O Futuro da Mídia Impressa (http://www.youtube.com/watch?v=2tIz5S8Y_58)
Uma Mídia Marcada Para Morrer (http://www.youtube.com/watch?v=dxNoPswBErM)

-artigos e repostagens:
A Tribuna: Congresso Debate Papel do Jornalismo Impresso e Digital (www.atribuna.com.br)
Estudos sobre Multimédia: Futuro do Jornalismo Impresso; Jornalismo Online; Arrogância do Jornalismo Tradicional (www.citi.pt/estudos_multi/sara_rodrigues)
Canal da Imprensa: Espera e Verás (www.canaldaimprensa.com.br)
Observatório da Imprensa: O Papel do Jornal na Sociedade; Cinco Mitos Sobre o Futuro do Jornalismo; Aspas, Irineu Guimarães (www.observatoriodaimprensa.com.br)
Carta Capital: O Jornalismo Vai Acabar? (www.cartacapital.com.br)
Blog do 6° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo ABRAJI: Jornal Impresso é a Vela, Internet é a Lâmpada (6congressoabraji.wordpress.com)
OJornalista.com: Jornalismo, o Público Enlutado Lamenta e Comunica seu Falecimento; Imprensa, o Jornal Desaparecendo desde 1941 (www.ojornalista.com)
Folha Online: Superman Debate Futuro do Jornalismo em Papel com Lois Lane; Futuro do Jornal Impresso Foi Tema de Debate (www1.folha.uol.com.br)
Jornal Pequeno Online: Professor Sebastião Jorge Aborda em Livro o Futuro do Jornalismo Impresso (http://www.jornalpequeno.com.br)
O Povo Online: A Questão é a Qualidade, Não o Suporte (http://www.opovo.com.br)
Estadão.com: Painel Discute Futuro do Jornalismo Impresso (http://www.estadao.com.br)

·                  Acesso em 22 de maio de 2012


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