E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

domingo, 31 de março de 2013

Eu sou mulher. E sou machista?

Bom, esta é uma postagem improvisada, de algo que surgiu assim do nada, enquanto em casa, fuçando no Facebook, eu ouvia uma música que papai tem no laptop dele: Esse Cara Sou Eu, do Roberto Carlos.

Nunca fui uma grande admiradora do "rei", nem mesmo o considero rei de alguma coisa, mas é indiscutível o fato de que o povo brasileiro em geral (há exceções, claro) gosta das músicas dele. Meu pai (e por que não dizer que minha mãe?) sempre foi fã de suas letras, eu cresci ouvindo Como é Grande o Meu Amor por Você, Detalhes, É Proibido Fumar, Emoções, Eu te Amo, 120... 150... 200 Km por Hora, etc. E mais: eu sei a maioria delas de cor.

Daí, ouvindo a música hoje, me lembrei de algo que ouvi esses dias na faculdade. Um professor disse que o "rei" não é rei e que há muitos cantores melhores e músicas melhores. Com isso, concordei. Posso citar muitos nomes, se quiserem, mas faço isso outra hora basta ler meus posts anteriores, de um mês ou um ano ou dois atrás, para ter uma ideia. Mas uma coisa que ele disse me incomodou um pouco. Foi algo assim "essa música Esse Cara Sou Eu é a música mais machista do últimos tempos".

Até então, nunca tinha ouvido a música inteira. Atualmente, tenho alimentado apenas meu próprio gosto musical, independente dos meus pais. Tal gosto é bem variado, mas não abrange músicas do Roberto Carlos. Contudo, não é este o ponto.

O ponto é que a afirmação de meu professor me incomodou, mas deixei estar. Hoje, ao ouvir por acaso a música no laptop do meu pai, foi que pensei novamente no que ele disse. Prestei atenção em cada palavra cantada e cheguei a uma conclusão: eu sou machista, pois concordo em gênero e número com a letra. Vejam:

O cara que pensa em você toda hora
Que conta os segundos se você demora
Que está todo o tempo querendo te ver
Porque já não sabe ficar sem você
E no meio da noite te chama
Pra dizer que te ama
Esse cara sou eu
O cara que pega você pelo braço
Esbarra em quem for que interrompa seus passos
Está do seu lado pro que der e vier
O herói esperado por toda mulher
Por você ele encara o perigo
Seu melhor amigo
Esse cara sou eu
O cara que ama você do seu jeito
Que depois do amor você se deita em seu peito
Te acaricia os cabelos, te fala de amor
Te fala outras coisas, te causa calor
De manhã você acorda feliz
Num sorriso que diz
Esse cara sou eu
Eu sou o cara certo pra você
Que te faz feliz e que te adora
Que enxuga seu pranto quando você chora
Esse cara sou eu
O cara que sempre te espera sorrindo
Que abre a porta do carro quando você vem vindo
Te beija na boca, te abraça feliz
Apaixonado te olha e te diz
Que sentiu sua falta e reclama
Ele te ama
Esse cara sou eu (Letras - Terra)

Eu gostaria de ser a mulher de um homem assim. Não consigo, sinceramente, ver machismo nesta letra. Talvez porque eu sou excessivamente romântica. Talvez porque leio romances demais com homens arrasadores do autor norte-americano Nicholas Sparks. Talvez porque vejo muitos doramas. Ou talvez simplesmente porque sou uma mulher às antigas, careta e fora de moda.

Mas... eu queria ter um homem que pensasse em mim toda hora (isso não significa um homem obsessivo e possessivo). Eu queria ter um homem que contasse os segundos para me ver. Eu queria ter um homem que me mandasse sms de madrugada dizendo que me ama. Queria ter um homem que me segurasse pelo braço e me protegesse pelo caminho. Que estivesse sempre ao meu lado. Encarasse perigos por mim. Fosse meu melhor amigo para todas as horas. Um cara que me amasse como sou. Que me acariciasse os cabelos, fizesse cafuné e não se importasse em "ser meloso". Que me fizesse sorrir sem motivo e sorrisse para mim. Que me esperasse sempre. Abrisse a porta do carro, puxasse cadeira, fosse um verdeiro "gentleman". Um homem para quem eu pudesse ser "A Mulher".

É, devo ser mesmo machista.

 

3 comentários:

Tamara disse...

Definitivamente, EU SOU MACHISTA!
E felizmente encontrei esse "cara" e como na música, ele me faz feliz! ^.^
Mas cada um tem seu próprio "cara" certo, cada um é cada um. Talvez por isso seu professor ache a música machista, ou pelo fato de ela talvez passar algo como:"toda mulher precisa de um cara assim", ou precisa de um "cara" para ser feliz. Aí, pensando assim, reside um certo machismo.

Anônimo disse...

Olá Carol!
Bom, na verdade, acho que acabo sendo meio assim também. É tão bom ter um cara que se importa com você e que não tem vergonha de abraçar você ou de dizer que te ama mesmo na frente dos amigos/familiares dele. Como dizem por aí..."Procure um cara que te chame de linda ao invés de gostosa!".
É isso aí! No fundo no fundo, toda mulher ter um homem machista dentro de si. ;D

;*

Thais (thatá)

Emily Caroline disse...

Tamara e Thatá, obrigada por comentarem!

Tami's, é que eu realmente penso que toda mulher que é mulher de fato quer um cara, se assim ou assado tanto faz, mas quer um "cara" para ser feliz. Não que precise dele. Afinal, o ser humano pode ser feliz sozinho. Mas... sou daquelas que ainda acreditam no amor de uma família, com pai, mãe e filhos.
Mas que bom que você encontrou o cara certo! E ótimo saber que ele te completa e faz feliz ^.^

Thatá, eu penso como você. Acredito que toda a mulher é um pouco, por menos que seja, machista, e isso, definitivamente, não é um ponto negativo. Assim como todo homem é/deveria ser um pouco, por menos que seja, feminista.

Obrigada, meninas!